Atividades Culturais


 Sexta: 12/10 - DESPERTANDO O LÚDICO




Para quem acha que já passou da idade de comemorar o Dia das Crianças está muito por fora!
O EREP-Rio inaugura sua sequencia de festas com muita animação e música boa! 

É hora de voltar a ser criança! Uma festa cheia de pirulitos, chupetas e balões é o que nos espera em Seropédica! Então, Crianças: muito juízo para todos nós! E até lá!












Domingo: 14/10 - TRANSEREP


Uma das festas mais tradicionais dos Encontros de 
Psicologia certamente não poderia ficar de fora da terceira edição do EREP-Rio! 

"As Marrequinhas" era um grupo de homens travestidos
que alegravam os bailes do  Clube Democráticos.
Foto de  Augusto Malta, 1913.



Mas, o que há por trás de tanta purpurina e afetação?

O TransEREP é o correspondente Regional das primeiras festas com essa temática nos Encontros Nacionais. Relembra a necessidade de gerar acúmulo sobre o tema junto ao movimento estudantil de Psicologia, promovendo o contínuo debate sobre violência, intolerância e opressão em nossa sociedade. A proposta de mudar de papéis, facilitada pela troca de itens do vestuário entre os alunos participantes, propicia uma rica vivência de empatia e sensibilização para com o sexo oposto.

Basta perguntar a qualquer marmanjo que vestiu sua saia pela primeira vez o significado (libertador) dessa experiência. Ou o estranhamento que sentiu ao ir à farmácia local com a unha pintada, procurando acetona (meninas malvadas escondem esse item no dia seguinte à festa).

É interessante notar como passam a se comportar os homens, em poses e trejeitos com forte apelo sensual. As mulheres, por sua vez, se destacam por um comportamento voltado para a disputa de poder, caricaturando um autoritarismo no andar, no falar, no tocar.




Trata-se de trazer à reflexão temas como gênero, comportamentos cristalizados, indumentária, estereótipos, preconceitos, sexualidade, machismo, feminismo e muitos outros. Temas recorrentes no jargão da Psicologia, mas que são tratados muitas vezes de maneira mais estéril e distanciada dentro das salas de aula nas universidades. 

*Laerte Coutinho autorizou gentilmente o uso de sua imagem


No intuito de resgatar essas discussões, promover o debate, deixamos o convite para o espaço reservado à Sexualidade e Diversidade, no sábado, 13. E claro, não deixem de mostrar todo o glamour e exuberância nessa festa marcante e imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário